terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Resenha do cap XI do livro O diabo dos números

O diabo dos números
Hans Magnus Enzensberger
Resenha do capitulo XI: A décima primeira noite.Do livro: Enzensberger, H. M. O diabo dos números. São Paulo: companhia das letras, 1997.
Acadêmico: Joifer Augusto Tres.


Hans Magnus Enzensberger, era escritor, ele escrevia suas obras especialmente para as pessoas que tinham medo da matemática. Entre suas tantas obras uma delas é chamada, “O diabo dos números” esta obra é dividida em doze noites ou seja doze capítulos contendo duzentas e sessenta e seis paginas. No livro cada noite representa o sonho do personagem principal com o diabo dos números, ao decorrer da historia o garoto vai aprendendo a matemática e passa a gostar dela. Nesse trabalho vou resenhar a décima primeira noite, ou seja o décimo primeiro capítulo que vai da pagina 215 até a 232.
Capítulo 11.
O autor começa este capitulo exclamando que mais uma noite vinha a chegar para Robert e nesta ia se aproximando do anoitecer e ele ia em disparada atravessando a cidade e seu professor Bockel o perseguia e mais que ele acelerava mais o professor corria e mais professores apareciam correndo atrás dele. Eram todos tão idênticos que todos pareciam o professor Bockel. O garoto começa a gritar por socorro e é agarrado pelo diabo dos números que o leva para um elevador e sobem para o ultimo andar de um prédio onde ele se depara com espelhos nos quatro lados e vê inúmeros diabo dos números e inúmeros garotos idênticos a ele, até que foram ao terraço do prédio e ele viu inúmeras pessoas la em baixo, que pareciam formigas e pensou que eram todos o professor Bockel.
O autor segue o capítulo iniciando um dialogo entre Robert e o diabo dos números. Em cima do prédio Robert pergunta o porquê do diabo dos números ter ensinados tantos truques e ele explica que é pra ele brincar com os números, saber oque há por trás deles em resumo fazer o que um matemático faria, então Robert exclama mas no fundo você apenas me mostrou as coisas e nunca provou nada, então ele explica provar na matemática é mais complicado do que você imagina se ir de 2 a 2x2 e a 2x2x2,e assim por diante é muito fácil mas se saltar em qualquer numero 0 vezes você vai rir mas a resposta é sempre 1 eu poderia te demonstrar isso mas ai você ficaria louco.
E então você se lembra que contou uma historia no inicio de que a partir de 1 pode fazer aparecer todos outros algarismos, assim;
1x1=1
11x11=121
111x111=12321
1111x1111=1234321
11111x11111=123454321
E assim por diante bem que parecia que os algarismos apareceriam dessa forma mas continuando a fazer contas quando chegarmos no algarismo;
1111111111x1111111111
Encontraremos uma salada de frutar de algarismos, o truque parecia bom mas no final das contas não adiantava nada sem uma demonstração.
O diabo dos números então diz para Robert que ele esta sendo injusto com o professor pois ele precisa se arrebentar todos os dias para corrigir as tarefas de seus alunos e alem disso ainda tem um plano de aula para obedecer.
Então o diabo dos números exclamando que na matemática nada é fácil de ser demonstrado, diz para Robert que imagina que ele fosse para os Estados Unidos e la tivesse 25 conhecidos cada um morando numa cidade diferente e ele pega o mapa e pensa na melhor maneira de visitar todos economizando o maximo de quilômetros pela rota mais curta.
Parece bem fácil mas não é pois se fosse dois amigos seria simples mas se fosse três amigos já seria mais complicado, pois seriam já 6 rotas para analisar e sendo quatro amigos já complicaria mais pois já seriam 24 rotas para escolher a mais adequada e assim vem um problema, sendo que são 25 amigos e então tem que calcular quantas serão as possibilidades de rotas assim calculando seria 25 “fatorial” aproximadamente 1600000000000000000000000000.
Seria impossível verificar todas essas rotas para escolher a mais curta mesmo com o melhor computador que existe isso seria impossível.
O autor finaliza o capitulo com Robert se dizendo mais tranquilo pois achava que tudo tinha que ter um resultado definido e depois de saber que até o diabo dos números não consegue resolver alguns problemas matemáticos ele continua a dormir.
Conclusão deste capítulo é que sendo alunos de matemática não devemos ter medo da matemática pois sabemos que alguns resultados são dificilmente explicado até mesmo por bons matemáticos e não devemos desistir quando surgir um primeiro problema: devemos encarar e o superar com um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário