sexta-feira, 15 de julho de 2011

Isaac Newton e sua maçã


Resenha do livro: Isaa Newton e sua maçã
Acadêmicos: Alessandro Madruga Correia, Carlos Mattana, Tiago Signor


    Em 2001, Kjartan Poskitt, publicou mais um de seus livros irreverentes, Isaac Newton e sua maçã da coleção Mortos de fama, com uma capa bonita e de tamanho pequeno, o livro conta toda a história de Newton. Começando antes mesmo dele nascer até sua morte apresentando todos seus estudos e descobertas no seu período de vida. O livro é divido em 31 capítulos todos com ótimas ilustrações o mesmo que ocorre em todas as outras 192 páginas de uma agradável leitura.
    O livro inicia com a história da Alice, a macieira, enquanto ainda semente seu processo de germinação até o momento em que um de seus frutos caiu sobre a cabeça de Newton e que culminou com uma grande descoberta da ciência. Newton nasceu muito mirradinho e órfão de pai, sua mãe não gostava dele e enviou-o logo que pôde para um colégio de padres, como o colégio era longe Newton ficou hospedado na casa do sr. Clark. Desanimado da vida pois, não tinha pai, a mãe não gostava dele, a avó achava que era louco e ainda para ajudar sempre ia mal no novo colégio, até o dia em que o enteado do sr. Clark o chutou enquanto estava de bobeira em um gramado, Newton em um momento de fúria, revidou de forma violenta seu algoz e prometera que a partir daquele momento seria o melhor em todas disciplinas do colégio, e assim o fez.
    Newton é forçado, pela sua mãe, a voltar para a fazenda para ajudar nos afazeres, mas ele não tem o interesse no trabalho da fazenda, nesse momento ele começa a fazer estudos sobre a Bíblia e alquimia, tendo até incendiado seu laboratório em um momento de descuido, parou por um instante os estudos de alquimia se concentrou em estudar os filósofos antigos Aristarco, Copérnico, Johannes Kepler, Tycho Brahe, Galileu e Descartes, e também os movimentos dos planetas. Após Newton se formar em Cambridge, sua olimpíada pessoal começou e em pouquíssimo espaço de tempo fez estudos incríveis; Teorema do binômio, tangentes, gravidade, cálculo diferencial, estudo sobre cores, calculo integral, isso tudo em um intervalo de 2 anos.
    Newton, sentado aos pés da macieira quando caiu a maçã em sua cabeça, com os estudos que havia feito, percebeu que existia uma força capaz de descrever aquele evento, que de início chamou de “gravitas” que hoje é conhecido por nós como gravidade. Em um passeio pela feira da cidade, Newton comprou um prisma de vidro que originou, talvez uma de suas experiencias mais horríveis. Para saber qual a origem das cores, Newton enfiou um palito embaixo do globo ocular, e em outro momento ficou horas olhando diretamente para o sol, quase ficou cego com suas experiencias, mas conseguiu decompor e explicar as cores.
    Mais tarde, Newton é incentivado por um colega a escrever um livro, então dedica-se a escrever os Principia que apresentava de forma simples vários estudos dele. No final de sua vida vai trabalhar na Casa da Moeda, não era exatamente o emprego que queria, mas lhe dava bastante tempo para pensar em seus estudos. A Casa da Moeda passava por sérios problemas com os falsários na época, Newton obstinado com era, tratou de arrumar uma forma de pegar os larápios, e em suas horas livres resolvia os desafios propostos por seus colegas matemáticos. A história termina com uma breve descrição da continuação do trabalho de Newton, mas feita por outro grande cientista, Albert Einstein, e o triste fim reservado à Alice.
    O texto é muito agradável e de fácil leitura, podendo ser utilizado até mesmo no ensino fundamental, possui muitas ilustrações a cada passagem do livro, e as vezes até para completar o andamento da história com humor na medida certa. Explica de forma simples e divertida vários conceitos difíceis e apresenta várias curiosidades históricas, como a peste e o incêndio da cidade entre outros.
Poskitt, formado em engenharia trabalhou em programas infantil de televisão apresentando programas de Matemática e ciência, escreveu entre tantos outros livros Matemática Mortífera, e também uma série de livros sobre Matemática.

7 comentários:

  1. Tenho que afirmar que, só pela resenha feita, o livro tem graves erros históricos sobre as descobertas de Newton:

    1º - Newton não criou o conceito de gravidade, pois cerca de mil anos antes dele já se usava o temo "gravitas" (termo em Latin). Existem pesquisas sobre a origem do nome gravidade é indo-europeu ( gwer , que significa "pesado" simplesmente ). Em 1632 ( antes dos estudos de Newton ), Galileo no livro " dialogo sobre os dois principais sistemas do mundo, o Ptolomaico e o Copernicano " personagens enfaticamente afirmam conhecer a causa de corpos cairem, e a chamam de gravidade , literalmente;

    2º - Embora em seus manuscritos não exista qualquer menção sobre o acontecido da maçã, em um livro escrito durante sua velhice (por um amigo da Royal Society) Newton descreve o fato da maçã tê-lo feito pensar sobre o ocorrido, nenhuma afirmação é feita sobre a maçã ter caido em sua cabeça ou dele estar dormindo, mas tem-se a idéia que ele olhava da varanda de casa ( o livro cita que Newton observava de posição privilégiada)

    Um grande historiador da ciência, Roberto Andrade Martins afirma que " Se, de fato, o episódio da maçã tem alguma coisa de verdadeiro, não foi a queda da fruta que causou essas idéias , mas apenas iniciou uma série de associações na mente de Newton." ( artigo " A maçã de Newton: história, lendas e tolices" , pág. 170 )


    Felipe Medeiros
    Graduando em Física pela UEPB ( Universidade Estadual da Paraíba)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Felipe, já li o livro, e a resenha é bem resumida. Só lendo mesmo para entender... Pois no meio do caminho, o escritor faz referência aos matemáticos que o próprio Isaac Newton estudava e tinha como referência. O livro também deixa claro que a ideia da gravidade e da maçã foi apenas esclarecida e conceituada por Newton, até porque antes deles já tinha outros matemáticos, que ele estudou, para chegar a lei da força. Quando a maçã cai em sua cabeça, ele já tinha estudado bastante sobre o tema, desenvolvido tese, mas não tinha concluído a ideia (de acordo com o livro).

      Excluir
    3. concordo com baú, felipe, acho que foi uma mal entendimento de sua parte, pois no livro fala que antes já havia gente que tentou estudar sobre a gravidade...

      Excluir
    4. verdade o livro ele mostra que outras pessoas tentaram descobrir as vantagens da gravidade

      Excluir
  2. perdão, a citação é da página 178 do mesmo artigo.

    ResponderExcluir